segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ramos Saudáveis, Árvores Frutíferas!



  Ontem (Domingo), eu estava desfrutando da minha leitura da madrugada lendo o texto de João 15. Durante a passagem de "Eu sou a videira e vocês são os ramos", pude identificar lições importantes, que às vezes, na pressa da leitura, acabamos deixando passar desapercebido. Portanto, te convido a mergulhar junto comigo neste texto e desvendar as maravilhas da Palavra de Deus!

  "E sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda". 
João 15:1,2

  Nos versículos 1 e 2 do texto, marquei algumas partes para prestarmos atenção. Vamos entendê-las:

  Ramo que não dá fruto... Ele corta!

  Já sabemos que Jesus é a Videira Verdadeira (o que implicaria em outro ponto sobre falsas videiras, ou outras falsas árvores, já que Jesus é a Videira Verdadeira) e que nós somos os ramos. Mas porque razão o ramo infrutífero de uma árvore deve ser cortado? Eu respondo: certamente, ele é cortado pois é inútil para o propósito ao qual foi destinado, além de ocupar espaço na árvore, suga os nutrientes dos outros ramos que estão produzindo, deixando-os fracos e contaminando-os.

  Ufa! Depois desse argumento, confesso que me vem uma preocupação à mente: Nós que somos os ramos ligados a Árvore Cristo, estamos produzindo frutos para o Agricultor? Ou estamos apenas ocupando espaço e sugando os nutrientes dos outros ramos? Apesar de eu ter generalizado, gostaria que tornasse esta pergunta uma interrogação pessoal. 

  Muito cuidado se você está improdutivo! Cuide-se para não estar sugando a alegria, a motivação e o entusiasmo das pessoas que estão ativas na produção de frutos para justificar a sua esterilidade espiritual. E o mais importante: cuidado para não ser removido da Árvore por Deus!

  Mas como estamos falando de um Deus que é amor, existe um intercessor junto ao trono do do Agricultor:

  "Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade" 
Hebreus 4:14-16

  Se você se identificou com o ramo improdutivo, nesse momento Jesus te convida a achegar-se com toda a confiança diante do trono da graça de Deus, a fim de encontrar a graça do Agricultor para podar e cuidar de você, para que comece a produzir os frutos do Reino. Vamos entender o processo da poda no próximo tópico.

  E o que dá fruto... Ele poda! 

  Se você está frutificando para o Reino de Deus, meus sinceros parabéns... agora, Ele vai podar você! =)

  Observem que neste tópico há um detalhe frequentemente esquecido por nós: "e todo aquele que dá fruto ele poda...". Meus queridos, por mais que nós estejamos dentro da vontade do Agricultor e do propósito para o qual fomos chamados, nós seremos podados, ou seja, corrigidos, tratados e aperfeiçoados. Assim como toda lei precisa de reformas, coisas precisam de reparos e máquinas precisam de manutenção, os ramos precisam ser podados pelo agricultor. A poda não é um processo confortável, pelo contrário, é doloroso, porém necessário. É a poda que vai moldar o nosso caráter de acordo com a vontade de Deus, reparar atitudes rebeldes e nos fazer rever certos conceitos em nossas vidas que precisam ser melhorados ou até mesmo mudados.

  Talvez você esteja pensando: "Se tenho obedecido à Deus e frutificado no Reino, porque estou passando por esta situação em minha vida?". Amados, entenda que a poda não é uma forma de castigo! Nem sempre significa que você seja culpado ou esteja em pecado, mas independente se estiver ou não em pendências com o Agricultor, a poda é simplesmente Deus melhorando você. O processo pode doer, mas certas coisas impregnadas no nosso caráter, assim como parasitas nos ramos, precisam ser removidas, ou esses 'parasitas' irão sugar a nossa vitalidade, fazendo a produção diminuir. Se o Agricultor está mexendo em você e isso está doendo, é porque existe algo que não vai ser bom para o seu crescimento como ramo.

  Creia que o podar de Deus em você não é pela ignorância, mas pelo amor e o zelo que Ele tem pela sua vida.

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito".
Romanos 8:28

  Produzindo ainda mais frutos.
  
  Finalmente terminada a poda, tudo o que poderia impedir o ramo de produzir foi removido. Agora saudáveis, estamos prontos para continuar frutificando ainda mais para o Reino de Deus. Compreenda que se em sua vida brotar os frutos do Espírito (...amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Gálatas 5:22,23), consequentemente os maiores frutos que você pode produzir brotarão: as vidas!



  "Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome".


João 15:16


FRUTIFIQUE!
Carol Mattos

Nenhum comentário: