sexta-feira, 15 de junho de 2012

Eles chamaram a atenção de Jesus!


Hoje vamos começar a conhecer as histórias de 3 pessoas que passaram por cima de suas limitações e provocaram o milagre. Eles chamaram a atenção de Jesus, e as suas vidas nunca mais foram as mesmas.

Um cego que vê longe...

Lucas 18; 35-43
"Ao aproximar-se Jesus de Jericó, um homem cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: 'Jesus de Nazaré está passando'.
 Então ele se pôs a gritar: 'Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!" 

Quem não conhece a história do cego de Jericó? Certamente você já ouviu falar sobre aquele homem que gritava insistentemente: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim". Esta história retrata um grande milagre, mas este milagre vai muito além da cura daquele cego. 

 Aparentemente aquele homem não tinha perspectiva de vida, pois dependia das esmolas para sobreviver e era limitado pela falta da visão física. Ele vivia à beira do caminho, como relata o texto. Pessoas iam e vinham, dias passavam e o cego de Jericó sempre ouvia os mesmos passos, alguns paravam para dar-lhe uma esmola, outros indiferentes passavam direto, talvez sem sequer enxergá-lo. Mas em um belo dia, ouviram-se passos além do normal... Era uma multidão que passava e certamente havia uma razão para tantas pessoas cruzarem aquele caminho geralmente tão pacato. Era Jesus causando o maior rebuliço, pois onde passava, ali aglomeravam-se pessoas de todos os lugares para ver e ouvi-Lo.  

 O cego, ignorando sua limitação física pôs-se a gritar por Jesus. Certamente ele já havia ouvido falar sobre o Senhor, mas ao contrário da grande maioria que também ouvia as mesmas notícias, o cego creu. Aqui podemos ver como aquele homem enxergou além de toda aquela gente: ele não apenas creu em Jesus, mas ao declarar "Filho de Davi", o cego declarava que Jesus Cristo era de fato o Salvador prometido.

  O texto diz que os que iam à frente do cego o repreendiam para que ele se calasse, mas o homem gritou com todas as forças. Quantas vezes tentam nos calar, como se o nosso clamor fosse em vão? Pessoas, as próprias dificuldades e até nós mesmos... Tantas coisas tentam nos limitar e muitas vezes até conseguem. Mas neste dia Jesus espera algo de nós para que o milagre seja provocado:

1ª - Ação
"Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta."
Tiago 2:17
"Então ele se pôs a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!"

2ª Coração sincero
"Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração."
Jeremias 29:12 e 13
"Os que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: 'Filho de Davi, tem misericórdia de mim!"

 Jesus estava à caminho da cidade de Jericó e provavelmente faria algo importante ali, mas com ação e um coração sincero em meio à multidão, o cego de Jericó chamou a atenção de Jesus. O homem não cessou de clamar enquanto Jesus não o percebesse ali, e ele clamou com todo o coração, passando por cima das suas limitações físicas e das circunstâncias que tentavam limitá-lo ainda mais. Quando olhamos com os olhos da Fé, deixamos de enxergar a dimensão das impossibilidades e passamos a olhar quão grande é o Deus do impossível. Então aconteceu que...

 "Jesus parou e ordenou que o homem lhe fosse trazido. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou-lhe: 'O que você quer que eu lhe faça?'
 'Senhor, eu quer ver', respondeu ele.
 Jesus lhe disse: 'Recupere a visão! A sua fé o curou'. Imediatamente ele recuperou a visão, e seguia Jesus glorificando a Deus." 

 Pode parecer tolice perguntar o que aquele homem queria, já que era visível a sua deficiência, porém Jesus mais uma vez queria ver a fé em ação.
 Ao contrário do que muitos pensavam à respeito daquele cego, antes mesmo do milagre ele de alguma forma conseguia ver, não com seus olhos naturais, mas com os olhos da Fé. E foi esta fé, acompanhada da ação e de um coração desejoso de ver o Mestre que o cego de Jericó provocou o milagre. Este milagre não  diz respeito apenas à recuperação da visão daquele homem, mas do que causou o milagre. E foi tal a maravilha que...

 "Quando todo o povo viu isso, deu louvores a Deus".

 Creia com um coração sincero e abandone o conformismo e a auto-piedade. Tome uma postura de ação e provoque o milagre. Jesus pode estar passando por você, mas um coração sincero que clama com fé, certamente fará com que o Mestre pare por sua causa. Vai perder esta oportunidade? Como o cego de Jericó, você também pode chamar a atenção de Jesus... E o seu milagre fará com que as pessoas também glorifiquem à Deus!

Abraços
Carol Mattos

Fiquem atentos ao próximo post para saber quem também chamou a atenção de Jesus...

Nenhum comentário: