sábado, 9 de junho de 2012

O papel da igreja de Cristo na sociedade brasileira


Qual o papel da igreja de Cristo na sociedade brasileira?

Você conhece o seu país? Reconhece suas necessidades, oportunidades e dificuldades?
Parece-me que, às vezes, a igreja do Senhor está “de mal” com a sociedade em que está inserida. É comum ver templos e prédios onde existem igrejas, mas a ação da mesma da porta para fora não faz jus à enorme quantidade dessas instituições.

Antes de responder à questão inicial, é importante que esclareçamos a seguinte questão: O que, de fato, é a igreja?  Ao contrário do que se comumente conhece à respeito de igreja, ela não diz respeito a um prédio ou a uma instituição denominada por um nome específico. O apóstolo Paulo diz em sua 2ª carta aos Coríntios:

“Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: ‘Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”
2 Coríntios 6:16

Talvez você ainda não saiba, mas todo aquele que crê em Jesus Cristo é constituído como parte de Sua igreja. A igreja é o povo de Cristo. Talvez você saiba disso, mas precise começar a agir como tal.
Nós temos uma identidade em Cristo que nos identifica como Sua igreja. Esta identidade diz muito mais a respeito de quem somos Nele: Filhos de Deus (Gálatas 3:26, Romanos 8:14-16), co herdeiros com Cristo (Romanos 8:17), mais que vencedores (Romanos 8:35-39), corpo de Cristo (1 Coríntios 12:27)... Também somos Sal e Luz, e é nestas características da igreja que iremos focar daqui para frente.

“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.”
“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês que está nos céus.”

Mateus 5:13 – 16

Jesus diz que nós somos Sal da terra e luz do mundo. Já falei sobre estes elementos no post “Sal, Luz e perfume... O que tem a ver?”, porém vamos abordar este assunto de uma maneira mais profunda (conforme prometido no post, rs).

Além de dar sabor, outra função do sal é conservar. Antigamente, pela falta do sistema de refrigeração, o sal era usado como conservador de alimentos (e ainda hoje, em lugares sem sistema de refrigeração, o sal tem esta finalidade) impedindo sua deterioração.

Nós somos o sal da terra. É parte da função da igreja impedir a deterioração da sociedade brasileira. Mas o que faz o meio em que vivemos deteriorar-se?  A injustiça, indiferença, ódio, egoísmo, dissensões, e tudo o que é manifesto da carne são agentes de deterioração. Estes agem estimulados pelo pecado e a Bíblia é enfática em advertir para onde o pecado conduz o homem: “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.” Romanos 6:23.  É para evitar o estado final desta deterioração que a igreja tem de agir como sal da terra!

Agimos como sal da terra quando resistimos aos agentes de deterioração e quando os combatemos. Tomemos um fato como exemplo: Infelizmente a gestão do nosso país têm sofrido fortes investidas da injustiça e da ganância. É injusto pagarmos impostos altíssimos (por sinal um dos mais altos do mundo) e não vermos estes valores revertidos em educação, saúde e segurança, talvez os setores públicos mais críticos no momento. É triste ver grande parte daqueles que devem nos representar nos plenários e câmaras agindo com indiferença à necessidade pública. Porém, para evitar que a política brasileira se deteriore é necessário combater a injustiça com a justiça. Mas não é virando as costas para o que acontece nos plenários, sendo indiferente com o voto e tratando a política como “coisa do capeta” que a igreja impedirá a deterioração do governo brasileiro.

A luz tem a função de clarear e trazer à tona o que estava escondido pela escuridão. A igreja como luz do mundo tem a função de anunciar a verdade e denunciar a mentira. 
Esta colocação emprega dois sentidos. Ao anunciar a verdade, anunciamos o que está de fato acontecendo na sociedade em que vivemos e anunciamos a Verdade de Deus:

“Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”
João 8:31 e 32

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.”
João 14:6

Jesus é a Verdade que deve ser anunciada pela igreja. A Sua palavra também é a verdade, e aqueles que permanecem firme nesta palavra, de fato são discípulos de Jesus. E aqueles que ainda não conhecem a Verdade, Ele garante que ao conhecerem-Na, estes serão libertos.

A igreja deve denunciar a mentira e o que está oculto desde os sistemas governamentais corruptos e a injustiça no cumprimento da lei até as artimanhas do diabo por trás dos agentes de deterioração para matar, roubar e destruir.

Não fomos constituídos igrejas para nos fecharmos em um grupo seleto entre quatro paredes, desligando-nos do que está acontecendo ao nosso redor.

A igreja tem a função e a obrigação de estar na sociedade, não adotando suas atitudes, mas atuando nela. Temos de identificar suas necessidades, dificuldades e ameaças, protegendo-a da deterioração, trazendo a luz mediante a Verdade e influenciando a mudança que fará do Brasil a nação cujo Deus é o Senhor.

Abraços, 
Carol Mattos

Nenhum comentário: