sexta-feira, 27 de julho de 2012

Desmistificando a Graça Barata [Continuação]



 Ainda hoje a graça barata é bastante disseminada, porém felizmente as escamas têm caído e muitos olhos têm sido abertos para enxergar o que é a graça, o verdadeiro evangelho pregado por Cristo e pelos Apóstolos e vivido pela igreja Primitiva. A graça de Deus sobre os homens de forma alguma é barata, pois custou a vida e o sangue do Seu Filho Unigênito, no qual não havia pecado algum. Por que então, nós pecadores por natureza e culpados, deveríamos nos contentar com qualquer evangelho, qualquer "graça" que nos é oferecida em vez de desfrutar da vida plena que Cristo conquistou para nós na cruz? É porque muita gente ainda não entendeu que ser salvo significa ser completamente transformado. 

 Esta é a Graça Transformadora, a graça que nos levará a ser outra pessoa, a ter uma nova identidade e uma nova forma de viver pelo Espírito Santo. Enfatizei anteriormente em diferentes posts que "não há salvação que não englobe arrependimento e transformação", isto porque os estágios da graça então ligados um ao outro, não há intervalos nem espaço para ficarmos "em cima do muro" e nem são opções isoladas entre si para que escolhamos em qual delas queremos ficar. Talvez eu pareça redundante, mas a minha intenção é que esta verdade fique impregnada na sua mente, e gravada no seu coração: você não pode escolher apenas ser salvo, pois "ser salvo significa ser completamente transformado".

 Mas, por que precisamos ser transformados? Por que "estar" salvo não é o suficiente? Na primeira parte deste tema falei sobre a natureza divina de Deus e a natureza do homem que foi criado para ser a imagem e semelhança de Deus, porém a desobediência do primeiro homem deu entrada ao pecado no mundo, e com o pecado a morte, fazendo com que a nossa natureza se tornasse caída e estar com Deus se tornasse impossível. Nestas 2 últimas semanas, o Espírito Santo vem ministrando à cerca do pecado em minha vida de uma forma nada superficial. Um grande equívoco nosso como seres humanos, é tratar deliberadamente o pecado como algo normal e até mesmo confortável. Já nascemos com o genes do pecado, e parece que à medida que crescemos com esse pecado, nos acostumamos em "sermos da forma que somos". Mas o maior de todos os equívocos humanos, principalmente nos dias atuais, é achar que podermos ter comunhão com Deus permanecendo na iniquidade. Aprendi recentemente que iniquidade é a permanência no pecado, ou seja, o sujeito está consciente de que pecou, e continua acumulando pecado "novo" em cima de pecado "velho", até todos estes pecados virarem uma bolota de iniquidade. A afirmação aqui é: Deus odeia o pecado, e o pecado nos separa de Deus. Apóstolo Paulo afirma em Romanos 3:23 que "todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus"! Então, se todos somos pecadores por natureza e se o pecado nos impede de estar com Deus, não há como "estar salvo" permanecendo na velha natureza caída pelo pecado. É por essa "simples" razão que crer apenas não basta para ser salvo, precisamos ser transformados!


 Esta transformação não acontece por esforço próprio e não será um toque de mágica da fada da Cinderela que nos transformará em novas criaturas. Esta transformação não dura apenas algumas horas e acaba à meia-noite, mas é uma transformação de vida que vale para a eternidade! Mas, então quem nos transforma? Respondo nas palavras do apóstolo Paulo:


 "E assim [Jesus] condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito"
Romanos 8:4

 A transformação se dá por viver no Espírito de Deus, porém para viver pelo Espírito, antes é necessário fazer com que o velho homem morra...

 "Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça"
Romanos 8:10

 ...para nascer de novo, do Espírito!

 "Respondeu Jesus: 'Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo"

João 3:5-7

 A partir do momento que nascemos do Espírito não mais vivemos à velha maneira, obedientes à antiga natureza carnal e pecaminosa, mas passamos a viver pelo Espírito e a fazer o que Ele deseja (Gálatas 5:16). Quando vivemos pelo Espírito, tudo em nós é transformado: nossa mente, coração, modo de pensar, agir e enxergar, nossas atitudes e a forma de tratar as pessoas e de amá-las, escolhas e prioridades! Não manifestamos mais as obras da carne, mas passamos a manifestar os frutos do Espírito:

 "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra estas coisas não há lei".
Gálatas 5:22


 Os frutos do Espírito testificam a transformação, mas em que, ou em quem somos transformados? Para responder à esta questão vamos voltar ao princípio de todas as coisas, em João capítulo 1:

 "No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coias foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram (..)
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade"
João 1:1-5, 14

 Jesus é a glória de Deus, e é para esta Glória que devemos olhar para sermos transformados. Para entender como isso se aplica a nós, façamos uma analogia: um espelho é posto em sua frente e uma imagem passa a ser projetada ali, porém esta imagem não será a sua própria, mas a imagem de Cristo. Quando você olha neste espelho e ver a imagem de Cristo refletida ali, o Espírito testifica no seu coração que é desta forma que você deve ser: a imagem da Glória do Unigênito de Deus. Quando nascemos e vivemos pelo Espírito de Deus e somos transformados à imagem e semelhança do Filho, o próprio Espírito Santo testifica ao nosso espírito que também somos filhos de Deus!

 "Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para também participarmos da sua glória"
Romanos 8:17

 "Salvação não é apenas sair do inferno, mas o inferno sair de dentro de nós"!
Ariovaldo Ramos

 Para que o inferno, ou seja, o pecado que nos condena à ele saia de dentro de nós, precisamos ser transformados! Quem é transformado é salvo, e quem tem a salvação pode crer na esperança da Vida Eterna que Deus preparou para todos aqueles que são Seus por intermédio do Seu Filho Jesus. Amém!

Continua...
Carol Mattos


Nenhum comentário: