A expressão do amor

  
"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor .. Nada serei.
  Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.
  O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
  O amor nunca acaba (...) Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o AMOR".
1 Coríntios 13

  "O Amor que move o mundo"! Talvez você olhe para esta página e pense "Mais um site de amor", ou ainda "Amor, todos escrevem sobre isso" ... Porém, o que você irá ler aqui não se trata de um amor 'sentimento', ou ainda de um amor que inspirou e ainda inspira músicos, filmes, escritores ... Não! Não é um amor que acaba com uma situação mal resolvida, ou com o fim de um casamento. Na verdade, esse Amor que move o mundo, não se trata de um elemento da natureza, porém, se trata de Alguém. Uma pessoa que ama? Não limite-se a pensar apenas em alguém que é capaz de amar, mas Aquele que é o próprio amor.

  "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único Filho, para que TODO aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna"
João 3:16

  Você já amou muito alguém? Já amou tanto, ao ponto de pensar que, se preciso, morreria por aquela pessoa? Você entregaria a sua vida por aquela pessoa que te faz bem, que está ao seu lado nos bons e maus momentos, que te dá um belo presente no seu aniversário ou no fim do ano, ou ainda, alguém que também não se limitaria em dar a vida por você? Certamente, em algumas das sugestões, você se identificou e pensou "Por aquela pessoa eu entregaria a minha vida, vale a pena".   

  Agora, permita-me fazer outra pergunta: Se alguém fosse condenado sob pena de morte, você se submeteria a morrer no lugar desse indivíduo, sabendo que realmente é culpado? Ou você morreria por alguém que um dia traiu a sua confiança, que olhou para o seu rosto e te desprezou? Você morreria por alguém que cuspiu no seu rosto, te espancou, te insultou e te humilhou na frente de muitas pessoas? 

  ...

  Certamente, a devastadora maioria pensaria, ou até mesmo diria sem sombra de dúvidas que NÃO! 

  Mas a perfeita expressão do amor de Deus, o seu único Filho, Jesus, não hesitou em morrer em favor daqueles que o humilharam, que cuspiram no seu rosto, que o traíram, que cravaram chicotes e pregos em seu corpo, que o negaram e o rejeitaram como seu Salvador. Porém, independente de quem eram aqueles por quem Jesus precisava se entregar, ele fechou os olhos para a situação e simplesmente fez o que deveria fazer, não por obrigação, mas por Amor Incondicional. 

  Deus não obrigou Seu Filho a fazer aquilo, porém o Filho se submeteu a vontade de Seu Pai por Amor. O amor não o força a fazer o que você não quer, mas o leva a ver as necessidades do outro. A necessidade de um mediador entre nós, que éramos aprisionados pelo poder e pelo julgo do pegado e, consequentemente, separados de Deus, se fez maior aos olhos de Jesus do que todo o sofrimento que precisaria passar para que hoje nós, aqueles que muitas vezes ainda O negam e rejeitam, fossemos libertos da escravidão do pecado, adquirindo através do sacrifício de Cristo, o perdão de Deus e a comunhão com Ele. 

  Como lemos em 1 Coríntios 13, logo no começo do texto, o autor nos diz que nenhuma daquelas atitudes, por mais nobres que fossem, seriam justificadas se não fossem provenientes do amor. E o verdadeiro amor, capaz de conceder Graça e perdão, provém apenas do Deus que é Amor. De nada valeria o sacrifício de Jesus Cristo por nós, se não fosse pelo Amor. É esse Amor, expresso pela vida do Próprio Jesus e pela sua morte, que move o mundo no passado, no presente e no futuro, até a volta do nosso Salvador Jesus Cristo, quando vamos estar face a face com o Deus que é Amor, para todo o sempre. Amém.

Caroline Mattos


Nenhum comentário: