sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

5 maiores arrependimentos antes da morte

E o mundo não acabou rsrs...
Infelizmente muitos ainda acreditam em previsões dada por homens para o fim do mundo, mas não se dão conta, ou não creem de que a Bíblia é a única fonte capaz de nos dar noções verdadeiras de que estamos nos últimos dias. Bom, mas este não é o foco central deste post, então vamos ao que interessa!

No portal do Yahoo, estava dando uma olhada nas notícias quando uma publicação me chamou a atenção. Se trata de um vídeo postado à alguns dias pelo Hospital Albert Einstein, onde algumas pessoas e a geriatra Ana Cláudia Arantes comentam os 5 principais arrependimentos antes da morte.

Esta lista foi elaborada anteriormente pela enfermeira australiana Bronnie Ware e foi publicada em seu livro "The Top Tive Regrets of the Dying (Top cinco arrependimentos daqueles que estão para morrer)".
Eis o vídeo:



Baseado neste vídeo, vamos analisar à luz da Palavra do que as pessoas mais se arrependem:

#1 arrependimento: "Gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim".

Esta frase pode ser vista de alguns pontos diferentes e confesso que precisei ver esta parte do vídeo algumas vezes para chegar num consenso. Segundo o ponto de vista do vídeo, entendo que muitas pessoas (pais, filhos, funcionários, cônjuges, amigos...) vivem para conseguir a aprovação dos outros, o que muitas vezes acaba fazendo com que se anulem e deixem de expressar suas opiniões, necessidades, vontades, gostos, sonhos, ao passo de viverem a vida que a outra pessoa tem como ideal, levando à frustração e ao arrependimento. 

A busca em satisfazer o homem, seja o outro ou a si mesmo, sempre será uma busca interminável, pois o homem é insaciável! Num contexto geral, não somos satisfeitos e o nosso padrão de aprovação acaba matando a essência das pessoas. Não estou dizendo que devemos parar de buscar ser pessoas melhores, crescer profissionalmente ou  almejar coisas, traçar objetivos. Mas o grande erro aqui é centrar a sua satisfação na aprovação humana. 

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim".
João 14.1

Ao dizer "não se perturbe o coração de vocês", Jesus nos convida a trocar o foco, a não buscar a aprovação de homens que angustia o coração, mas a crer Nele e no Deus que também é Pai. Ao contrário dos homens, Deus não baseia sua aprovação nos dígitos da sua conta, na sua roupa, no seu corpo, no seu diploma ou no que você possui. Ele aprova (ou desaprova) o nosso caráter, os valores que nos movem na vida e o que está no nosso coração. E ao não sermos aprovados, Ele não nos condena, mas oferece seu amor incondicional, afim de recebermos o Seu Filho em nós, para que sejamos transformados e comprovemos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. É somente esta Presença que será capaz de nos preencher,satisfazer e ter uma vida plena.

#2 arrependimento: "Gostaria de não ter trabalhado tanto".

Eclesiastes 3.1 diz que "Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu". Na parte b do versículo 2 diz que há "tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou". Ou podemos dizer, há tempo de trabalhar e tempo de colher os frutos do trabalho, descansar.

Esse arrependimento se dá porque as pessoas percebem que não poderão levar nada do que se têm aqui quando morrerem, e que o que realmente faz a vida valer a pena não foram os bens conquistados com tanto trabalho, mas os momentos mais simples que dão significado à existência como o nascimento de um filho, os seus primeiros passinhos, a capacidade de fazer o outro sorrir, a alegria de estar em família, a fusão de duas vidas, que é o casamento. Nos momentos finais, o dinheiro já não tem valor! Não dá pra comprar mais alguns anos de vida se a hora de partir chegou e o seu cargo não fará absolutamente diferença alguma... Não há distinção! O trabalho exagerado deixa de ser uma parte saudável da vida que é o trabalhar e se tornará um fardo ao longo do tempo, fazendo com que muitos se arrependam por terem dedicado tanto tempo em algo e no final, não poder recuperá-lo.

#3 arrependimento: "Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos".

Um dos piores e mais cruéis arrependimentos é o de não ter expressado o amor pelo outro, não apenas à beira da própria morte, mas da morte de outra pessoa ou por não tê-la mais por perto. Acho que a questão aqui não é a falta de coragem, mas a dificuldade. Não deveríamos ter dificuldades de expressar o amor, porém á medida que o homem se distancia do Deus que é amor, parece mais complicado amar à Ele e ao próximo, quem dirá expressar este amor...

Quando conhecemos o amor de Deus, este não pára dentro de nós mesmos, mas começa a transbordar para as pessoas que estão ao nosso redor. A falta do conhecimento do amor de Deus faz com que o ser humano sinta dificuldades em dar amor!

"Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros".
1 João 4.10 e 11
#4 arrependimento: "Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos".

Infelizmente o tempo se passa e nem sempre é possível manter o contato com todas as pessoas que passam pelas nossas vidas. Eu mesma tenho este arrependimento, porém o segredo aqui não é levá-lo para o meu leito de morte. E penso que mesmo que não seja possível manter todos os contatos que gostaria, eu posso fazer com que a minha passagem na vida destas pessoas faça a diferença por toda nossas vidas, compartilhando o que eu tenho de melhor (Deus, Sua Palavra, meus dons...), amando, sendo presente! 

#5 arrependimento: "Gostaria de ter me deixado ser mais feliz".

Neste tópico, faço das palavras da Dra. Arantes as minhas.

Então, para não se arrepender, não viva buscando a aprovação dos homens, busque agradar à Deus, suas exigências não são pesadas, mas alegria e amor para nós. Não trabalhe além do necessário e use a melhor parte do seu tempo para estar com as pessoas que ama e fazerem lembranças inesquecíveis para o futuro. Não se limite a expressar o seu amor por alguém, seja próximo ou longe, conhecido ou não... E isto deve ser feito sempre! Para não perder o contato com seus amigos, mande um sms com um "olá, como você está?", se tiverem a oportunidade de marcar algo, marquem! Uma das vantagens do facebook é que você pode manter o contato com estas pessoas independente  de onde estejam, então, a abençoe através de um post, puxe um papo pelo chat... A tecnologia é uma grande aliada se a usarmos com sabedoria, mas se você como eu ainda é um adepto de escrever uma carta (apesar de ser 'clichê' para muitos), também faça! 

Não espere a morte para pensar nestas coisas! Lembre-se de que você é amado... Deus te ama, portanto viva como quem é amado! Hoje, temos arrependimentos, mas ainda dá tempo de ter uma "mudança de mente, de atitude" e correr atrás do prejuízo, agir no presente para que o amanhã não seja de arrependimentos e frustrações, mas de lembranças que nos fazem sorrir, apesar das dores e tristezas, e a certeza de que enquanto estivemos aqui cumprimos com nosso propósito, e de que realmente valeu a pena viver!

Abraços,
Carol Mattos

Nenhum comentário: