Hello people! hoje é dia de dica, e eu pensei em indicar à vocês o que eu estou lendo no momento. Para quem não sabe, sou uma book lover, ou como alguns ouviram no Gcemcast sobre os "Nerd's Crentes" uma nerd literária. São 3 books que leio diariamente, um em cada momento do dia. (Não! Não é fácil rs). Vou contar um pouquinho sobre os meus amigos cultos e seus autores. COME ON!
"Pão de alho"? É o que vira e meche costumo ouvir daqueles que são apresentados ao Pão Diário. Eu estava acostumada a ler a versão publicada pela Rádio Trans Mundial (que por sinal é ótima), mas parece que houve um problema com a Publicações RBC e a Rádio sobre direito de título... Whatever, esse não é o objetivo do post, mas este ano adquiri uma edição especial que é o Pão Diário Comunidade da Graça, da RBC. Esta edição é um pouco diferente da outra e no começo até achei "ruim", mas com o passar dos dias fui percebendo que estas pequenas diferenças, na verdade, deixaram a devocional ainda melhor, e também a riqueza do livro não está na estética, na editora, nem nos ótimos comentários dos autores que compõem o material, mas na Palavra de Deus. Esta edição, além do comentário diário de um autor, é composta por pontos que desenvolvem a devocional. São estes:
O ponto Leia trata do texto base da leitura bíblica e o versículo chave;
Para conferir alguns outros textos relacionados ao tema do dia o ponto certo é o Examine;Já o Considere é o ponto que nos faz refletir e relacionar o tema proposto conosco.
O fato de ser uma leitura diária intitulada "Pão Diário" me lembrou o meu café da manhã. Exatamente, café matinal rs. É porque dizem que o café da manhã, por ser a primeira, é a refeição mais importante do dia! Não sei se é uma ordem geral, mas para mim o café da manhã é SIM uma refeição muito importante. Então adotei a mesma ideia do café matinal e estabeleci a manhã para ler o Pão Diário e alimentar o meu espírito.
O livro é composto pelos comentários de vários autores, e por essa razão e o fato de eu particularmente não conhecer mais nada sobre eles não vou especificar cada autor.
Nem Monge, Nem Executivo, editora Ultimato, pode parecer um livro do contra, mas eu prefiro o termo "inverso". Jesus o inverso do mundo e Sua espiritualidade o inverso da religiosidade. Me deparei com este livro quando à mais ou menos um ano atrás participei do Encontro Apologético na Igreja Cristã da Trindade, quando o Ariovaldo Ramos palestrou sobre a "Graça Barata" (leia a resenha que fiz sobre o tema aqui). Então, ao final daquele encontro riquíssimo de Palavra e teologia, fui "estranhamente atraída" à livraria da igreja rs. Vi muitos livros ótimos, mas para minha tristeza não podia levar todos comigo, então tive que escolher um sortudo que faria parte da minha pequena coleção literária. Lendo e lendo, me interessei por este livro e minha tia (beijos para a titia *.*) acabou me presenteando com ele. Fiquei super satisfeita ao começar a lê-lo e concluir que foi uma ótima escolha, mas quando faltava uns três capítulos para terminar o livro... Parei. :(
Decidi retomar este mês a leitura do livro, mas como já tinha perdido o fio da meada estou lendo desde o início. Estabeleci um padrão de leitura diária de três capítulos para que eu consiga ler todo o livro até o final de Março. Leio voltando para casa no ônibus, na sala de espera de um hospital ou na fila do banco e, principalmente, nos momentos do meu dia em que encontro um refúgio silencioso. Aqui vai a resenha de Nem Monge, Nem Executivo:
Por que alguém abriria mão de transformar pedras em pães? Ou, numa versão moderna, por que abriria mão de ser bem-sucedido, de ter um pouco mais de dinheiro ou todas as vontades realizadas?
A referência ao "clássico" O Monge e o Executivo, de James Hunter, é óbvia. No entrando, Nem Monge, Nem Executivo é um livro de meditações bíblicas sobre a vida e o ensino de Jesus Cristo. E, claro, Jesus não era um monge nem, muito menos, um executivo, mas um modelo de espiritualidade a ser seguido. Uma espiritualidade invertida, de ponta-cabeça. Invertida porque sua ética, escolhas e valores são contrários ao estilo de vida que desejamos e àquilo que a sociedade nos oferece. Uma leitura tocante e ao mesmo tempo profundamente aplicada à realidade que nos cerca.
O autor deste livro chama-se Paul Freston. Ele é inglês naturalizado brasileiro, professor colaborador do programa de pós-graduação em sociologia na Universidade Federal de São Carlos e professor catedrático de religião e política em contexto global na Balsillie School of International Affairs e na Wilfrid Laurier University, em Waterloo, Ontário, Canadá. É o autor do livro Religião e Política, Sim; Igreja e Estado, Não. Dá para perceber que eu peguei carona na descrição sobre o autor rs, mas é o que nos faz ter uma pequena noção de onde pode ter surgido a ideia sobre o o conteúdo deste livro. Recomendo!
E finalmente, chegamos à minha leitura noturna! Segredos de Deus para Mulheres, editora Fôlego, é uma devocional direcionada às........ Mulheres (bateria de stand up)!!! Mas apesar do livro ter todo um design e temática feminina, o conteúdo é riquíssimo para qualquer um que se interesse por uma leitura diária objetiva. Pode parecer estranho estar lendo dois livros devocionais diferentes simultaneamente, mas assim como a refeição matinal, temos a refeição noturna, de preferência um pouco mais leve. Este livro é bem mais objetivo que o Pão Diário, pois a Suelly Bezerra foca apenas em um versículo chave, descreve em um pequeno texto o tema do dia e finaliza com uma breve oração. Uma delícia de se ler e compreender.
A autora Suelly Bezerra é casada com o Pastor Carlos Alberto Bezerra e foram eles quem fundaram a Comuna (Comunidade da Graça) aqui no Brasil. Enfatizo "eles", pois creio que a Suelly cooperou muito com seu marido nesta empreitada. Ela é líder do Ministério Mulheres Intercessoras e eu particularmente acredito que um dos dons espirituais dela seja a intercessão, não em função do nome do ministério, mas porque o trabalho dela gira bastante em torno da oração e devocional com Deus. Ela também escreve na coluna "Deus Agindo" da revista Comuna (em breve a revista estará no Dica), sem contar que já escreveu tantos outros livros.
Se você é mulher, eu recomendo de verdade este livro! Se você é homem, posso sugerir que você presenteie uma mulher próxima à você. Além de abençoá-la, quem sabe pode dar uma espiadinha nele também né?! ;)
Espero que tenham gostado das dicas de hoje! Já estou trabalhando em alguns materiais que conheço e continuo correndo atrás de novidades para publicar aqui. Peço que me perdoem por ter deixado o blog algumas semanas sem post, ganhei uma nova responsabilidade e demorei um pouco para me adaptar, mas creio que neste mês termino de publicar sobre os dons e talentos e a partir do mês de Abril estará tudo normalizado. Por favor, só mais um pouco de paciência comigo rs, tenho um pouco de dificuldade de conciliar várias coisas ao mesmo tempo, mas estou aprendendo!
Abraços e fiquem na Paz do Senhor
Carol
Nenhum comentário:
Postar um comentário