quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Descobrindo os dons espirituais, talentos e aprendendo à usá-los - parte II


Boa tarde gente! Vamos trilhar mais um pouquinho neste caminho de descobertas? Hoje iremos cavar num terreno mais específico, no terreno dos dons espirituais. Já ouvi alguns relatos de pessoas que ainda não sabem em que campo do ministério servir pela dificuldades em compreender o dom espiritual que lhes fora dado ou até pensarem não ter um dom espiritual. Para colocar de vez este pensamento à baixo, vamos ver o que a Bíblia nos diz à respeito da distribuição dos dons espirituais.

"Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito".
1 Coríntios 12.13

"E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. Por isso é que foi dito 'Quando ele subiu em triunfo Às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens".
Efésios 4.7 e 8

"Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas".
1 Pedro 4.10

Os textos deixam claro que através da graça que nos foi dada, o Espírito habilita todos os membros do Corpo para melhor servir uns aos outros, e estas habilidades são os dons espirituais. Portanto, todos nós que fazemos parte do Corpo temos pelo menos um dom.

Desde o primeiro post sobre o tema temos aprendido a compreender os dons espirituais e os talentos, e no post anterior demos um passo importante à descoberta do seu dom espiritual identificando a sua paixão ministerial. Fazendo um breve review, a paixão ministerial é um desejo que Deus deu a você para servir em determinada área do ministério. É o que inspira e motiva a servir com prazer. Eu por exemplo tenho uma paixão ministerial por crianças, adolescentes e jovens e me interesso em assuntos da Bíblia e sociologia. Estas paixões influenciam na minha área de atuação no Corpo, mas esse é o meu testemunho pessoal e só vou contar no post bônus. ;)

Agora, o próximo passo ir um pouco mais fundo na descrição dos dons espirituais. Novamente, baseando-me no livro Rede Ministerial: Guia do Participante, caracterizarei resumidamente os dons e o perfil de quem os possui, lembrando que esta é uma lista representativa e não exaustiva.

Administração
Este dom é a capacitação divina para entender o que faz uma organização funcionar e para planejar e executar os procedimentos que realizem os alvos do ministério.

Um destaque das pessoas com esse dom: Auxiliam os ministérios a se tornarem mais eficazes e eficientes.

Algumas características: Responsável, organizado, orienta-se por alvos, eficiente.

Cuidado! As pessoas com esse dom precisam tomar cuidado para não esquecer que o propósito principal ao buscar atingir um alvo ministerial é a edificação do Corpo e o crescimento espiritual dos membros. Igreja não é empresa!

Apostolado
É a capacitação dada por Deus para iniciar e supervisionar o desenvolvimento de novas igrejas ou ministérios.
Obs: A "posição" de apóstolo dada aos primeiros discípulos era única e, pela sua característica, não é mais existente, porém o "papel" desempenhado por aquele que é enviado continua evidente até hoje pelo dom do apostolado.

Um destaque das pessoas com esse dom: Demonstram autoridade e visão pela missão da igreja.

Algumas características: Perseverante, flexível, culturalmente sensível, motivados pela causa.

Cuidado! As pessoas com esse dom precisam estar conscientes de que o abuso da autoridade pode sufocar a ação do Espírito em outras pessoas. Jesus tinha toda autoridade nos céus e na terra, mas se colocou na posição de servo!

Auxílio
A capacitação divina para realizar tarefas práticas e necessárias que liberam, apoiam e suprem as necessidades de outros.

Um destaque das pessoas com esse dom: Dão valor espiritual ao serviço prático.

Algumas características: Disponibilidade, boa vontade, auxiliador, pessoa de confiança.

Cuidado! As pessoas com esse dom têm dificuldades em dizer "não". Lembre-se que tudo deve ter equilíbrio e moderação. Também precisam valorizar seu dom, lembrando-se de que fazer coisas práticas é uma contribuição espiritual ao Corpo de Cristo.

Contribuir
O dom de contribuir é a capacitação divina para doar dinheiro e recursos à obra do Senhor com alegria e liberalidade.

Um destaque das pessoas com esse dom: Suprem necessidades concretas para que ocorra o crescimento espiritual.

Algumas características: Bom mordomo, caridoso, confia em Deus, controlado (disciplinado).

Cuidado! As pessoas com esse dom precisam lembrar que a direção da igreja é determinada pela liderança que Deus estabeleceu e não pela contribuição.

Curas
É a capacitação divina, que torna o crente num canal, através do qual Deus restaura pessoas.

Um destaque das pessoas com esse dom: Usam a cura como oportunidade para comunicar as verdades bíblicas e glorificar a Deus.

Algumas características: Compaixão, atitude de oração, cheio de fé, sensibilidade, obediência.

Cuidado! As pessoas com esse dom precisam lembrar que nem sempre é a sua fé, ou a do enfermo, que determinam a cura, mas a soberana vontade de Deus, o Seu propósito na vida de cada indivíduo.

Discernimento
A capacitação divina para distinguir entre verdade e erro, podendo discernir entre espíritos bons e maus, e entre o bem e o mal.

Um destaque das pessoas com esse dom: Distinguem a verdade do erro, o bem do mal, os motivos puros dos impuros.

Algumas características: Perceptivo, sensível, intuitivo, verdadeiro.

Cuidado! As pessoas com esse dom podem ter dificuldades em saber como expressar suas percepções e sentimentos. Elas precisam confirmar suas percepções em Deus antes de comunicá-las e falar a verdade em amor.

Encorajamento
O dom de encorajar é a capacitação divina para apresentar a verdade, com o objetivo de fortalecer, consolar ou estimular à ação aqueles que estão desmotivados ou fracos.
Obs: Encorajar é o significado da palavra exortar, que no grego é "parakaléo". Portanto encorajamento ou exortação se tratam do mesmo dom.

Um destaque das pessoas com esse dom: Motivam outros a crescer.

Algumas características: Motivador, desafia, afirma a verdade, apóia, digno de confiança.

Cuidado! Existem dois extremos: As pessoas com esse dom talvez queiram dizer somente coisas positivas para evitar o confronto desnecessário ou possam confrontar sem amor. O equilíbrio anda junto com a sabedoria!

Ensino
O dom do ensino é a capacitação divina para entender, explicar claramente e aplicar a palava de Deus nas vidas dos ouvintes, fazendo com que se tornem cada vez mais semelhantes a Cristo.

Um destaque das pessoas com esse dom: Preparam-se através de um extenso tempo de estudo e reflexão.

Algumas características: Disciplinado, apto a ser ensinado, analista, capaz de falar.

Cuidado! Deve, evitar o orgulho que poderia resultar de um entendimento ou conhecimento privilegiado e lembrar sempre que espiritualidade não é medida pelo quanto sabemos, e sim pelo relacionamento com Deus.

Evangelismo
Capacitação divina para comunicar eficazmente o evangelho aos descrentes, de modo que possam responder em fé, tornando-se discípulos de Jesus.

Um destaque das pessoas com esse dom: Comunicam a mensagem de Cristo com clareza e convicção.

Algumas características: Franco, influenciador, espiritual, confiante.

Cuidado! As pessoas com esse dom devem lembrar que a legítima motivação para uma decisão por Cristo não é a culpa, mas a ação do Espírito Santo. É o Espírito que convence do pecado. Não tornar-se críticos dos outros, lembrando-se de que todos somos testemunhas, mas nem todos somos evangelistas.

Este dom é a capacitação divina para agir à luz das promessas de Deus com confiança e fé não duvidosa, crendo que Deus é capaz de cumpri-las.

Um destaque das pessoas com esse dom: Agem com total confiança na capacidade de Deus vencer todas as barreiras.

Algumas características: Atitude de oração, otimista, confiante, estimula outros, esperançoso.

Cuidado! As pessoas com esse dom devem lembrar que aqueles que falam pela razão e desejam planejar não estão necessariamente faltos de fé.

Hospitalidade
O dom da hospitalidade é a capacitação divina para cuidar de pessoas, providenciando comunhão, comida e hospedagem.

Um destaque das pessoas com esse dom: Criam lugares seguros e confortáveis, onde relacionamentos podem ser desenvolvidos.

Algumas características: Amigável, gracioso, convidativo, sensível, transmite calor humano.

Cuidado! Ao exercerem a hospitalidade, as pessoas com esse dom devem cuidar para não estressar a sua própria família e devem evitar ver o seu dom como um mero entretenimento.

Interpretação
É a capacitação divina para transmitir ao corpo de Cristo a mensagem de alguém qe fala em línguas.

Um destaque das pessoas com esse dom: Edificam o Corpo de Cristo, interpretando uma mensagem apropriada de Deus.

Algumas características: Responsivo, sábio, têm discernimento, sensível espiritualmente.

Cuidado! As pessoas com esse dom precisam lembrar que a mensagem sendo interpretada deve refletir a vontade de Deus e não a dos homens, e que deve ser feita de forma ordenada.

Línguas
O dom de línguas é a capacitação divina para falar, adorar ou orar em um idioma desconhecido ao orador. Pessoas com esse dom podem receber uma mensagem espontânea de Deus, que é transmitida ao Corpo pelo dom de interpretação.

Uma característica das pessoas com esse dom: Experimentam uma intimidade com Deus que as estimulam a servir e edificar os outros.

Algumas características: Sensível, atitude de oração, espontâneo, receptivo.

Cuidado! As pessoas com esse dom não devem esperar que outros manifestem esse dom como autenticação do Espírito Santo.

Misericórdia
Capacitação divina para ajudar, com alegria e de maneira prática, aqueles que sofrem ou passam necessidades (é a compaixão em ação).

Uma característica das pessoas com esse dom: Preocupam-se com assuntos sociais ou individuais que oprimem o povo.

Algumas características: Empático, sensível, bondoso, leva as cargas dos outros.

Cuidado! As pessoas com esse dom devem tomar cuidado para não se sentirem magoadas quando as pessoas não demonstram gratidão.

Pastor
Esse dom é a capacitação divina para nutrir, cuidar, e guiar o povo à maturidade espiritual e a ser como Cristo.

Uma característica das pessoas com esse dom: Lideram e protegem aqueles que estão sob o seu cuidado.

Algumas características: Sabe nutrir, guia, disciplina, protege, trabalha com relacionamentos.

Cuidado! As pessoas com esse dom devem lembrar que Deus julga aqueles que abusam ou negligenciam suas responsabilidades pastorais.I

Profecia
O dom de profecia é a capacitação divina para revelar e proclamar a verdade de forma apropriada e relevante para entendimento, correção, arrependimento ou edificação, podendo havendo implicações imediatas ou futuras.

Uma característica das pessoas com esse dom: Falam uma palavra apropriada de Deus que causa convicção, arrependimento e edificação.

Algumas características: Tem discernimento, não compromete a verdade, fala abertamente, tem autoridade.

Cuidado! As pessoas com esse dom devem lembrar que discernimento e as escrituras devem apoiar e concordar com a profecia.


BUGBEE, Bruce, COUSINS Don, HYBELS Bill. Rede Ministerial: Guia do Participante.
 São Paulo, Editora Vida, 1996. pgs 83,84,86, 89-96, 98, 100, 102-104.

Agora que aprofundamos um pouco mais nos dons espirituais, o Espírito Santo o ajudará a identificar quais destes é o seu dom. Acima listei apenas alguns, mas existem dons como artesanato, comunicação criativa (dança, teatro), conhecimento, intercessão, liderança, milagres, sabedoria... Tudo o que podemos fazer para a edificação do Corpo de Cristo é dádiva dada pelo Espírito Santo que alinha nossa aptidão natural à vontade e propósito de Deus para cada vida.

Já conseguiu identificar o seu dom principal? Porque você pensa ser este o dom que possui? Que o Espírito Santo confirme a vontade de Deus para a sua vida!

Abraços,
Carol

Nenhum comentário: