quarta-feira, 18 de abril de 2012

2 - Uma agulha num palheiro: Você no meio do mundo.

 

Como fazer a diferença neste mundo? Certamente, não é tarefa fácil viver nos dias atuais. A cada ano, a humanidade declina nos valores morais, no respeito e no amor. O que antes era errado hoje é normal e aceitável, e se insistimos em não nos conformar com esse liberalismo exagerado, nos tornamos os errados, caretas, ultrapassados. Os valores da humanidade vem sofrendo uma drástica e triste alteração, porém os valores de Deus permanecem os mesmos, pois "Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão" Mateus 24:35.

 Você está no mundo, mas não pertence a ele. Para fazer a diferença aqui, precisamos compreender algumas coisas à respeito desta morada temporária.

 O mundo em que vivemos.

 "Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também".
2 Timóteo 3:1-5

 Estamos vivendo dias difíceis. Quando o apóstolo Paulo alertou a Timóteo sobre estas coisas, ele se referia a um futuro distante da realidade em que viviam, apesar de naquela época eles também viverem dias difíceis. O que para eles era algo vindouro, para nós já é uma realidade. Mais do que nunca, as pessoas são egoístas. Jamais se viu uma geração onde os filhos são tão desobedientes aos pais, onde as famílias vem se fragmentando com a falta de amor, cada um correndo atrás dos seus próprios interesses como nesta geração atual. Estão cegos, surdos e mudos, correndo atrás do vento (Eclesiastes 4).

 "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre".
1 João 2:15-17

 O amor ao mundo é inimizade com Deus. Quando amamos 'o mundo', ou seja, as coisas que nele há, nosso coração se afasta de Deus pois "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro..." (Mateus 6:24). As vaidades, os desejos e as ostentações que vem do mundo são como drogas: dão prazer temporário fazendo com que o indivíduo fique alienado quanto a realidade, dando uma falsa satisfação e sensação de felicidade, mas quando o seu efeito passa, o vazio toma conta novamente. Para todos os seres humanos, inclusive os filhos de Deus, é desafiador estar em um mundo cercado de 'atrativos' e de oposição por parte daqueles que ainda estão vendados pelo deus desta era (2 Coríntios 4:4).

 Marcas de uma igreja forte.

"Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina (...) Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Elas nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo".
Tito 2:1,11-13 

Em oposição ao mundo, a igreja deve resistir e agir. Nós somos a igreja! Aqui no capítulo 2 de Tito, Paulo orienta seu filho na fé a respeito da conduta da igreja, ou seja, das pessoas que creram em Jesus. Uma igreja forte resiste ao mundo e ao diabo (Mateus 16:18) e deixa marcas por onde passa, sendo diferente do mundo, fazendo a diferença nele. De maneira breve veremos no cap. 2 o que Paulo diz sobre como deve ser a nossa conduta:
  • Ensine os homens mais velhos a serem moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança v. 2;
  • Ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras, sendo capazes de ensinar o que é bom, sendo prudentes e puras, bondosas e sujeitas a seus maridos v. 3-5;
  • Encoraje os jovens a serem prudentes v.6 (recomendo também 2 Timóteo 2:22-26);
  • Ensine os escravos a se submeterem em tudo a seus senhores, a procurarem agradá-los, a não serem respondões e a não roubá-los, mostrando que são dignos de confiança v. 9 e 10;
  • Se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer o que é bom, não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem verdadeira mansidão para com todos. Tito 3:1 e 2.
 Esse deve ser você no meio deste mundo!

Socorro!!!

 E quando a oposição do mundo é muito forte? Talvez algumas pessoas estejam lendo isto ao ponto de se entregar ou de desistir, mas desde o início deste post eu disse que não é fácil! Não é pela nossa própria força que conseguiremos resistir no meio do mundo e muito menos vencê-lo. Se pensamos que sozinhos conseguiremos ter êxito, já estamos fadados ao fracasso, pois Jesus diz claramente no final do versículo 5 de João 15: "sem mim vocês não podem fazer coisa alguma".

 Então, o que fazer?

"Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus. apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade".
Hebreus 4:14-16

"Porque, tendo em vista que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados".
Hebreus 2:18

 Peça ajuda à Aquele que suportou maior oposição, dor e tentação do que qualquer outro homem. Jesus passou por tudo isto para que hoje você e e eu pudéssemos suportar! Ore, busque e clame, pois Ele ouve aqueles que O chamam. Alimente-se da Palavra, e dessa forma você será revestido com a força necessária para vencer a luta diária que o mundo impõe sobre seus habitantes. Lembre-se: essa força não é sua, é de Deus!

Vencendo o mundo!

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
João 16:33

Você pode estar no meio do mundo, mas não está sozinho, como muitos dizem "sozinhos na multidão". Porque Cristo vive em você, nunca estará só. Maior é aquEle que está em você do que o que está no mundo (1 João 4:4).E porque Ele venceu, você já é mais que vencedor por meio daquEle que te amou (Romanos 8:37).

Você é o diferencial de Deus no meio do mundo!

Deixo aqui uma música que reforça esta palavra e creio que Deus irá falar com você.


  Abraços

Nenhum comentário: