domingo, 29 de abril de 2012

6 - Quem ora faz a diferença!


 Você sabe o que significa orar? 

 Algumas semanas atrás ministrei sobre a importância da oração para a minha classe de 10 e 11 anos. Fiz esta mesma pergunta à elas e obtive algumas respostas, porém o que eu sempre ouvi desde pequena e também das respostas de alguns alunos é que ORAR É FALAR COM DEUS.

 Por muito tempo a minha ideia sobre oração girou apenas em torno desse fato, mas tenho aprendido na caminhada com Deus de que a oração vai muito além de conversar com o Pai. A oração tem poder e gera um impacto que pode fazer toda a diferença na vida daqueles que a exercitam e daqueles que são alvos da oração.

 Neste post vamos aprender como fazer a diferença no futuro através da nossa oração hoje.

 O que é orar?

 Entenda: Quanto mais conversamos com alguém, mais afinidades identificamos entre os dois. A frequência da conversa fará com que duas pessoas se conheçam melhor e esta convivência aos poucos irá gerar confiança, respeito, e amor pelo outro. É assim que os relacionamentos se desenvolvem e podem se tornar uma grande amizade ou até mesmo um namoro ou casamento. 

 Orar realmente é conversar com Deus. A oração nos aproxima de Deus! 
 Quanto mais oramos, passamos a confiar, temer (respeitar) e amar mais ao Pai. Note a diferença entre uma pessoa que ora constantemente e outra que não tem o hábito de orar. Você irá notar que quem ora fala de uma forma diferente do Pai Celeste, isto porque o relacionamento com Deus proporciona que conheçamos à Ele como de fato É... Não de ouvir falar, mas vê-Lo (Jó 42:5 - Algumas traduções dizem de andar contigo ao invés de vê-Lo).

 Se você ora e tem relacionamento com o Pai, saiba que a sua oração é uma ferramenta poderosa para fazer a diferença na vida das pessoas, da cidade, dos governantes, da nação e do mundo, pois está escrito:

 "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar".
2 Crônicas 7:14 e 15


 Como orar.

 A oração não deve ser sistemática, algo imposto ou superficial. Uma conversa para ser prazerosa deve ser sempre injetada de novas palavras e conteúdo. Com a oração não é diferente. Orar jamais deve soar como uma obrigação, apesar de ser essencial na vida do cristão. Quando a oração é feita com o peso da obrigação, a tendência é que ela seja crua e repetitiva... uma reza.  Quando nos relacionamos de fato com Deus, a oração é prazerosa e  se torna o ápice dos nossos dias!
 Entendemos que a oração não deve ser repetitiva, mas existes características que fazem com que nossas orações se tornem ainda mais prazerosas e produtivas. Vejamos quais são elas:

 1. Adoração: Na oração este é o momento quando você engrandece à Deus por tudo o que Ele É. Se você tem uma vida de oração e O conhece, certamente não terá dificuldades em engrandecer os aspectos grandiosos das qualidades infinitas do nosso Pai. Ele procura adoradores verdadeiros que O adorem em espírito e em verdade (João 4:23 e 24).

 2. Ações de Graça: É quando temos a oportunidade de expressar a nossa gratidão à Deus por todas as coisas que Ele nos dá de bom grado, pelo que ainda há de vir da parte Dele para nós (isto é um ato de Fé), pelos momentos de alegria e também pelas lutas, pois é da vontade do Pai que demos graças em todas as circunstâncias (1 Tessalonicenses 5;18)!

 3. Cânticos de Louvor: Quando louvamos à Deus estamos elogiando-O. Você já recebeu um elogio? É maravilhoso quando alguém reconhece nossas qualidades e nos elogia por tê-las. Como já vimos, Deus tem inúmeras qualidades e têm prazer em ouvir os nossos elogios. Quando O elogiamos estamos reconhecendo Quem Ele É em nossas vidas. (Salmo 96)

 4. Intercessão: Aqui está um momento importante da nossa oração. Intercessão, ou pedidos pelo próximo,  é orar em favor de alguém ou de algo. Devemos interceder à Deus por nossa família, amigos, pela cidade, pelo Brasil e outras nações e pelos que governam o país. Tiago nos diz para orar uns pelos outros para que sejamos curados (Tiago 5:16) e neste mesmo versículo ressalta que a oração de um justo é poderosa e eficaz! Paulo enfatiza à Timóteo a importância da oração pelos governantes em 1 Timóteo 2:1 e 2:

"Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem poder e autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade".

 Abordarei com maior ênfase com vocês sobre o nosso papel como cristãos na comunidade e a nossa influência no país em um futuro post.

 5. Súplicas e Guerra Espiritual: Suplicar significa insistir muito à respeito de algo, pedir por algo com todas as forças à ponto de receber o favor almejado. Quado oramos o Pai nos dá a oportunidade de suplicarmos à respeito de algo ou alguém à ponto de Ele conceder este favor, nem que seja por 'importunação', como quando um filho pede muito algo ao pai ao ponto deste o conceder pela insistência do filho (Lucas 11:9-13).
 A guerra espiritual é quando entramos em combate através da oração com o diabo e seus demônios. Neste momento é necessário entender que o Espírito Santo nos dá discernimento espiritual para entender o que acontece ao nosso derredor no reino espiritual, além do que podemos enxergar com os olhos naturais. Esta parte da oração requer grande energia, muito jejum e usar da autoridade que há no Nome de Jesus, no qual Ele nos concedeu poder para ter autoridade sobre o maligno. Em Efésios 6:10 ao 18. Paulo nos instrui a nos revestirmos da armadura de Deus para rebater todo dardo inflamado do diabo. Revestidos desta armadura e fortalecidos no poder de Deus, venceremos a guerra contra os poderes das trevas.

 (Também falarei com mais profundidade sobre este assunto em próximos posts).


Para quem quer fazer a diferença no futuro, a oração deve ser tornar uma atitude hoje! Repito que "a oração de um justo é poderosa e eficaz" (Tiago 5:16) e aqueles que conhecem o seu poder, somado à uma vida santa e de relacionamento com o Pai, estes têm todas as ferramentas necessárias para marcar o seu presente e fazer a diferença no futuro de uma pessoa, de uma cidade, de um país e até mesmo do mundo!

 Quem ora faz a diferença!

Abraços, 
Carol Mattos



Nenhum comentário: