terça-feira, 24 de abril de 2012

3 - Sal, Luz e Perfume... O que tem a ver?

 "Vocês são o sal da terra (...) Vocês são a luz do mundo..."
 Mateus 5:13 e 14
 "Porque para Deus somos o aroma de Cristo..." 
2 Coríntios 2:15

 Não consigo imaginar com maior facilidade algo que faça tanta diferença como esses três elementos. 
 Me lembro que certa vez, quando eu ainda era pequena, eu e minha família nos reunimos na casa de um tio para um almoço. Meu tio ficou encarregado de fazer o almoço junto com a minha tia, sua esposa. Todos aguardávamos ansiosos pela chegada da refeição, pois naquele ponto do dia já estávamos famintos. Quando finalmente tudo ficou pronto, começamos a nos servir. Lembro como se fosse hoje o momento em que coloquei a colher de arroz na boca: estava diferente, sem gosto... Logo foi detectado que meu tio havia se esquecido de colocar o sal no arroz! Depois das brincadeiras e gozações pela 'gafe', o jeito foi colocar sal no arroz já pronto mesmo. Apesar de detestar desperdiçar comida, confesso que não consegui comer aquele arroz, pois mesmo que tivesse colocado sal depois, o gosto ainda não era o mesmo de quando se coloca o sal durante o cozimento. O arroz estava sem sabor pela falta de sal.

 Com essa história vemos como o sal faz toda a diferença, e como a sua falta é sentida facilmente. Assim como o sal, a luz também faz toda a diferença quando brilha no meio da escuridão. Imagine você em um quarto escuro, onde apenas há uma pequena lamparina acesa. Aquela fonte de luz faz toda a diferença no meio daquele quarto escuro, pois se destaca ali e ilumina o que a escuridão esconde. E se neste quarto não houvesse qualquer tipo de luz? Certamente você bateria a cabeça e tropeçaria inúmeras vezes por não enxerga aonde está indo.

 Agora experimente lembrar de algum momento em que alguém passou do seu lado e você notou uma fragrância diferente. Imediatamente identificamos que aquela cheirinho floral ou amadeirado era diferente do ar 'comum' que respirávamos. Às vezes, ao sentir o cheio de algum perfume, lembramos de alguém que costuma usar o mesmo, pois automaticamente associamos que tal pessoa tem esta fragrância. Mesmo que o indivíduo não tenha a intenção de chamar a atenção, se estiver usando um perfume ele certamente será notado como um diferencial por onde passar e exalar aquela fragrância.

 Mas o que Jesus quis dizer quando disse que somos sal e luz? E por que Paulo nos compara a fragrância de Cristo?

 A função do sal

 No tempo de Jesus, o sal tinha a função de evitar a degeneração, ou seja, de conservar. E ainda hoje, nos lugares aonde não existe sistema de refrigeração, o sal é usado como conservador de alimentos. Outra função do sal é dar sabor, como observamos na história do arroz sem sal. Quando o sal penetra num alimento, ele espalha o seu sabor e o torna agradável, melhorando o estado original daquele alimento que antes estava cru. 

 Jesus diz que somos o sal da terra exatamente nestes dois sentidos: para evitar a degeneração da humanidade pelo pecado e para dar sabor a um mundo cru de amor, de bondade e de paz. É importante observar que o sal só tem estes efeito aonde tem contato. Não é possível ele conservar algo em que não tenha tido contato, e muito menos dar algum sabor. Para evitar a degeneração da humanidade e dar sabor ao mundo precisamos estar nele, ou seja, tendo contato com as pessoas, conhecendo as suas dificuldades, trazendo sabor as suas vidas, amando, servindo, evitando que elas sejam degeneradas pelo pecado, como Jesus fez! Enfatizo que não somos do mundo, mas estamos nele para fazer a diferença.

 "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens"
Mateus 5:13

 Para salgar, transformar e conservar precisamos ter contato com o mundo (entenda que aqui as pessoas constituem o mundo), porém temos de ter todo o cuidado para não nos contaminar com o mundo, perdendo assim o nosso sabor. Uma vez que somos obscurecidos pela falta de fé, contaminados pelas vaidades, ostentações e cobiças mundanas, sufocados sem o vento do Espírito Santo e esfriamos pela falta de comunhão com a igreja de Cristo, perdemos a nossa utilidade para o Reino de Deus, pois nos tornamos insípidos.

 A função de ser luz

 Neste contexto, a luz tem a função de iluminar o que a escuridão esconde, de trazer tudo o que estava oculto à tona e fazer com que a verdade apareça. Jesus diz em João 14:6 "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!". 

 A nossa função como luzeiros no mundo é a de trazer a verdade à tona, iluminando o que as trevas escondem e cegam os homens para o conhecimento de Deus. Como antes fomos iluminados, devemos iluminar as pessoas ao nosso redor, trazendo não somente a Verdade que é Cristo à tona, como também denunciando os sistemas de corrupção, mentiras, exigindo transparência e clareza nas leis, no cumprimento da justiça e na distribuição de verba para a sociedade. Ser luz não diz respeito apenas a pregação do evangelho, mas também nas nossa atitude como cidadãos cristãos. Muitos cometem o erro de dar de ombros para o que acontece na sua cidade, deixam de votar ou votam sem consciência nenhuma. Você que age assim esquece que o seu voto definirá o futuro da sua cidade, estado ou país. Quer fazer a diferença neste mundo no futuro? Comece pelo que está mais perto de você: sua família, amigos e cidade. Cometemos o erro que querer abraçar coisas grandes e nos esquecemos de que tudo tem um início. O seu ponto de início para fazer a diferença no futuro é o agora, no que está perto de você!

 "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário. coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim, brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês que está nos céus"
Mateus 5:14-16

 A luz só fará realmente diferença se brilhar aonde ainda não existe luz. Acenda uma lâmpada num lugar iluminado e verá que sua luz não terá grande impacto ali, pois já existe luz naquele lugar. Muitos de nós achamos que ir a igreja (prédio) e fazer algo lá dentro já é o suficiente, nos escondendo entre "quatro paredes". A igreja é um lugar para termos comunhão e uma das fontes de abastecimento do óleo da nossa lamparina, porém a nossa luz brilhará com maior intensidade aonde ainda não existe iluminação. É sendo cristão lá fora e tendo contato com as pessoas que estão na escuridão que faremos a diferença no mundo em trevas através da influência de Cristo em nossas vidas!

 O perfume

 "Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo"
 2 Coríntios 2:14 e 15

 Aqui a figura do perfume, ou fragrância diz respeito ao conhecimento de Cristo. Ele exala através de nós as suas verdades e o seu testemunho. Quando compartilhamos as palavras de Cristo com as pessoas, estamos exalando o conhecimento de Cristo. Mas você conhece a Cristo? Não podemos exalar um perfume que não temos, por isso, devemos buscar todos os dias conhecer mais a Jesus através do relacionamento com Ele. Desta forma, pelo seu procedimento, palavras e forma de viver você estará exalando o conhecimento do nosso Amado Jesus, sendo testemunho entre aqueles que estão sendo iluminados e salvos e também entre aqueles que ainda estão perecendo nas trevas.

 "Para estes somos cheiro de morte; para aqueles, fragrância de vida. Mas quem está capacitado para tanto?"
(v.16)

 Já notou que algumas vezes a fragrância de certos perfumes incomoda? Seja por não ser uma fragrância agradável e diferente do que gostamos ou porque desperta em algumas pessoas algum tipo de alergia. Para os que estão perecendo a nossa fragrância incomoda, pois desperta nestes uma reação desagradável na sua carne, fere o orgulho ou é diferente daquilo que os agrada. E este um dos momento que provavelmente encontraremos oposição do mundo contra a nossa forma que viver que, certamente irá incomodá-lo. Porém no versículo 14 deste texto Paulo dá graças à Deus porque "sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo". Independente da oposição do mundo não devemos nos deixar vencer sufocados por ele, pois Jesus afirma "Neste mundo vocês terão aflições; contudo tenham bom ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:33).

Conclusão

"Quem está capacitado para tanto?" (v. 16)

 Se você tem alguma dúvida ou não se sente capacitado a ser sal, luz e perfume, saiba que uma vez que cremos em Jesus, recebemos o Espírito Santo e com Ele uma unção especial que nos capacita a fazer o que Ele fez e nos ordenou a executar. Jesus nos diz:

"...Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados"
Marcos 16:15-18

 Esta unção também é comprovada pelas palavras do profeta Isaías:

"O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado"

Isaías 61:1-3

 Que a nossa luz resplandeça nas trevas, que tragamos sabor às vidas, evitando que elas sejam degeneradas pelo pecado. Que o perfume que tenhamos a preferência de exalar não seja o de marca mais famosa e cara, mas seja o do conhecimento de Jesus Cristo que vale mais do que qualquer fragrância criada por homens.  Desta forma, faremos a diferença por onde quer que formos!

Eu gosto muito desta canção e quero compartilhá-la com você. Esta versão são dois rapazes que cantam, mas a música é do Livres para Adorar.



Fiquem na Paz!
Carol Mattos

Nenhum comentário: