terça-feira, 17 de abril de 2012

1 - Ser Diferente ou Fazer a Diferença?


"...Se a verdade é tão simples, onde erramos? 
Ou o que deixamos de fazer?
Se não há mais segredos, por que complicamos?
Pra fazer diferença não basta ser diferente
De que modo eu mudo a história?
Com discurso ou com ação?"

O Que na Verdade Somos? Fruto Sagrado

 Ser diferente ou fazer a diferença? Eis a questão!

 Você já se fez esta pergunta alguma vez? Confesso que foi nesta última semana que passei a prestar uma atenção especial nestes dois termos. Vivemos em mundo de diferenças e indiferenças, mas o que me refiro aqui não é a diferença que distingue classes sociais, tons de pele, características físicas ou diferenças culturais, pois para Deus estas diferenças impostas pelos homens não existe, como podemos comprovar através das palavras do apóstolo Pedro "Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o temem e faz o que é justo" Atos 10:34,35

 A questão aqui é "como ser diferente ou fazer a diferença em um mundo corrompido pelo pecado"? Para responder a esta pergunta, antes vamos responder a que leva o título deste post.

 Ser diferente
 A própria palavra 'ser' já expõe claramente a intenção desta expressão. 'Ser diferente' denota a sua postura pessoal, e principalmente como alguém conhecedor da Verdade. É o seu caráter e suas atitudes resultantes da sua forma de ser. 

 Fazer a diferença
 A palavra 'fazer' denota ação! 'Fazer a diferença' é a sua ação em relação ao mundo ao seu redor e a ação das outras pessoas! 

Quem você é? Com quem você se parece? Você tem ação? E se tem, qual é a sua ação? Você faz a diferença quando age ou está tão neutro no mundo que nem sequer é notado?

 Você está incomodado com tantas perguntas? Tudo bem, esta é exatamente a intenção de cada uma delas!
 O objetivo deste primeiro post é DESPERTAR! O apóstolo Paulo nos alerta:

 "Façam isto, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz (...) Revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne"
Romanos 13:11, 12, 14.

 A nossa atitude como conhecedores da verdade deve ser de imitadores de Deus (Efésios 5:1,2). Devemos ser como Jesus, que foi o exemplo perfeito de como viver neste mundo segundo o coração do próprio Deus. E tomando o verso da música acima, através do exemplo de Jesus Cristo, vamos entender (e aprender) ao longo destes 7 posts com sua forma de ser e com as suas ações como ser e agir diferente, indo na contramão do mundo.

Se a verdade é tão simples, onde erramos? 

"Respondeu Jesus: 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto".
João 14:6, 7.

Você conhece a Verdade? Jesus diz com clareza que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém vai ao Pai a não ser por Ele. A primeira ação para fazer a diferença que você deve ter é a de conhecer a Verdade e para conhecê-Lo você precisa estabelecer um relacionamento verdadeiro com Ele. 

 Jesus disse no versículo 7 que "se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai". Jesus conhecia perfeitamente a Deus não apenas pelo fato do Pai estar Nele e de serem Um (João 10:30), mas porque enquanto neste mundo, Ele mantinha um relacionamento íntimo e verdadeiro com Deus Pai. 
Para conhecer a Deus e a sua vontade, precisamos nos relacionar com Ele todos os dias. 

O que deixamos de fazer?  
Poucos entendem a verdade...

 "Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado"
Tiago  4:17

 Neste ponto eu repito uma das perguntas anteriores: Você tem ação? E se tem, qual é a sua ação?
 Talvez você já 'conhecesse' a Verdade, mas se conhecemos verdadeiramente a Jesus, certamente saberemos que Ele deseja e nos ordena que compartilhemos as Boas Novas do Evangelho: "Ide por todo o mundo e preguem o evangelho à toda criatura" Marcos 16:15.

 É aí que você começa a fazer a diferença! Não apenas sendo diferente pelo fato de conhecer a Verdade e ter o caráter de Cristo, como tendo a ação de compartilhar o que você tem de melhor: as Boas Noas do Reino, a Palavra da Verdade. 

 E que bem maior podemos fazer do que compartilhar a Verdade com o mundo? Existem outros 'bens' que compete a nós fazermos, mas destes tratarei nos próximos posts.

Pra fazer diferença não basta ser diferente. 
De que modo eu mudo a história? 
Com discurso ou com ação?

 "Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida..." 
Filipenses 2:14-16

 Não basta apenas ser diferente, precisa agir diferente... Não basta apenas agir diferente, pois a sua ação é um reflexo do que você é! Apenas falar da Verdade não é o suficiente, é necessário viver a Verdade em Cristo. Então o que é mais importante: Ser diferente ou Fazer a diferença?

 Respondo: Ambos são indispensáveis e andam de mãos dadas!

Seja diferente fazendo a diferença!

Carol Mattos

Nenhum comentário: