quinta-feira, 26 de abril de 2012

4 - Que vida é essa?


"Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor"
Efésios 5:14-17

 Que vida é essa que você leva? Esta pergunta pode dar uma conotação positiva ou negativa, mas isso vai depender da sua forma de agir. 

 Para fazer a diferença no futuro, temos de nos atentar da forma como vivemos hoje. Qual têm sido o seu testemunho? As pessoas te conhecem como 'cristão', mas também como mentiroso? Você diz que se converteu... mas e a sua forma de se vestir, também se converteu?

 Para fazer diferença não basta ter Deus nos lábios, antes disso Ele precisa estar em sua vida, na forma como você age, no que você pensa e no seu coração, pois a boca fala do que o coração está cheio (Lucas 6: 45). É aqui que tratamos de ser diferente do mundo!

 O velho homem.

 "Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velo homem, que se corrompe  por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade"
Efésios 4:22-24

 Quando cremos em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, nós recebemos vestes novas. Imagine aquele comercial do sabão em pó em que aparece alguém com uma roupa imunda, cheia de lama e todo tipo de sujeira. Parece mágica: em uma única lavagem aquela roupa imunda fica completamente limpa e branquinha. Não encardida, sem uma única mancha, parece mais nova do que quando foi comprada! 

 Sabemos que isso é uma ilusão de publicidade, pois nenhum sabão em pó faz esse tipo de mágica com uma roupa tão suja em apenas uma lavagem. Mas diferente do sabão, quando chegamos aos pés da cruz carregados de uma crosta de pecados, Jesus nos purifica com o Seu sangue de todo pecado e impureza e, não apenas isto, mas nos reveste do novo homem que foi criado para ser imagem e semelhança de Deus.

 Às vezes, durante a caminhada, algumas pessoas tornam a vestir as antigas vestes, agindo, pensando e falando como antigamente na ignorância do pecado. Esta atitude não apenas é reprovada diante de Deus como até os incrédulos notam e questionam "Você diz que é crente e faz isso? Vixe!" É impossível fazer a diferença se você não é diferente do mundo...

 Do que você está vestido hoje: do velho ou do novo homem?

 Liberal?

 "Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus"
1 Pedro 2:16

 Antes de sermos revestidos do novo homem, éramos escravos do pecado. As nossas iniquidades nos condenavam e éramos acorrentados ao jugo que o pecado impõe sobre seus prisioneiros. Mas quando Cristo Jesus consumou a Sua obra na cruz, nos deu a chance de sermos livres. Para você ser livre, você precisa crer em Jesus (João 8:32 e 36).

 Porém, essa liberdade não quer dizer que podemos fazer tudo o que nos dá vontade.  O apóstolo Pedro nos adverte de que não tornemos essa liberdade razão para fazer o mal. Mas o que é esse mal de que Pedro fala? Aqui o mal é tudo o que vai contra o procedimento do Espírito Santo, ou seja, é tudo o que vem da carne. Vamos entender mais a fundo sobre estes dois combatentes que guerreiam dentro de nós:

Carne x Espírito 

"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito"
Gálatas 5:19-25

 A liberdade que Cristo nos dá nos liberta da escravidão do pecado e da condenação que este traz. Mas esta liberdade é para viver no Espírito e não satisfazendo as vontades da carne que geram pecado. 

 Modelo de vida

 Deus nos criou à sua imagem e semelhança, portanto convém que vivamos como Jesus viveu aqui nesta terra. Quando perguntarem que vida é essa que você vive, a resposta imediata tem de ser baseada nestes princípios:

 No que pensar: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês"
Filipenses 4:8 e 9

 Santidade: "Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: 'Sejam santos, porque eu sou santo"
1 Pedro 1:14-16

 Casa de Deus: "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo"
1 Coríntios 6:19 e 20

 Conclusão.

 "Quando vocês ficarem irados, não pequem'. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao Diabo. O que furtava não furte mas; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com aqueles que estiver em necessidade.
 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeça, o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo"
Efésios 4:26-32

Hoje, que vida é essa que você leva? Independente da sua condição atual, saiba que ainda dá tempo de você fazer a diferença no futuro mudando a sua atitude hoje!

Que a nossa vida glorifique à Deus, seja diferente do mundo e faça a diferença aonde quer que formos... hoje e no futuro!

Abraços

Nenhum comentário: