sexta-feira, 11 de maio de 2012

Convertido ??

 

A reflexão em 2 versículos hoje gerou no meu coração de compartilhar com vocês algo que talvez tenha sido a razão de muitos 'crentes' hoje não serem o que dizem ser.

 Diferente da massa de hoje, costumo me referir à aqueles que aceitaram a Cristo como cristãos, evitando o termo 'crente' usado constantemente. A razão deste meu pensamento está baseado no fato de que qualquer um, verdadeiramente convertido a Jesus Cristo ou não, pode ser crente por acreditar na existência Dele e de Deus Pai, porém os que Nele creem, negam a si mesmos, tomam a sua cruz e O seguem (Mateus 16:24), estes sim podemos chamar cristãos.

 No texto base deste dia, iremos verificar que não é apenas o fato de seguir a Jesus que nos faz cristãos convertidos da velha natureza do pecado ao novo homem, criado à imagem e semelhança de Deus. Aqui Jesus celebrava a primeira ceia da era da graça, que seria estabelecida após o Seu sacrifício na cruz. Após partir o pão e tomarem o cálice, Jesus iniciou uma conversa com seus discípulos falando-lhes sobre aquele que O iria trair e, devido à uma discussão entre eles sobre qual deles era o maior, também ensinou-lhes que o maior no Reino de Deus é aquele que serve, à exemplo do próprio Jesus que veio para servir. Após estas palavras Jesus se dirigiu à Pedro dizendo:

 "Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça seus irmãos."
 Lucas 22:31 e 32

 Quando você se converter... Confesso que várias vezes fiquei intrigada com esta afirmação de Jesus. Pedro era mais que um seguidor, ele era discípulo de Jesus. Simão Pedro estava com Jesus quando alimentou a multidão de 5 mil homens (sem contar as mulheres e crianças), viu cegos enxergarem, mudos falarem, surdos ouvirem, coxos andarem... Andou sobre as águas com Jesus, viu a tempestade se acalmar por ordem do Mestre, estava com Jesus quando pregou o sermão do monte e quando expulsou os demônios. Durante os 3 anos do ministério de Cristo aqui na terra Pedro esteve com o Mestre e ainda assim, este não era convertido.

 Pedro ainda não era convertido pois nele ainda predominava a velha natureza do pecado, no qual só poderia ser modificada após o sacrifício de Jesus na cruz, que nos leva à morrer com Ele para o nosso eu, para o mundo e a carne e nascer novamente para Cristo e em Cristo, regenerados no corpo, mente e coração à natureza do Pai. Quando mortificamos o velho homem e nascemos de Deus, somos convertidos da morte para a vida, e todas as nossas antigas vontades são convertidas à uma única vontade: a de Deus! Desta forma, os que mortificaram a sua carne e nasceram de Deus podem declarar:

 "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim".
Gálatas 2:20

 Assim como Pedro não se converteu enquanto não se despiu da velha natureza e morreu para o mundo, nós não seremos convertidos à Cristo enquanto não cumprimos os 3 passos da conversão:
  •  Negar a nós mesmos (morte do eu);
  •  Tomar a nossa cruz (obedecer à vontade do Pai);
  •  Seguir a Jesus (fazer o que Ele fez). 
 Somente depois de dar os 3 primeiros passos da conversão é que poderemos ser chamados cristãos. Se não morrermos para nós mesmos, carregarmos a nossa cruz e segui-Lo, seremos apenas crentes de Sua existência, uma platéia que observa e crê até certo ponto, mas indisposta a morrer e viver pela causa.

 Se você percebeu que ainda não se converteu verdadeiramente, saiba que Cristo já consumou a Sua obra na cruz. Agora cabe a você se despir da velha natureza, permitindo-se crucificar com Cristo o seu eu e as suas vontades, morrer para o mundo e nascer para viver nesta terra como imagem e semelhança de Deus, convertido para Deus e desta forma, um cristão de verdade.

 Fiquem na Paz daquEle que primeiro nos amou!
Carol Mattos


Nenhum comentário: