quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dica do Dia: Missão Portas Abertas


 Em complemento à dica de ontem sobre o livro Cristãos Secretos, hoje trago a vocês a Missão Portas Abertas.
 Após terminar de ler o livro, identifiquei nas últimas páginas o endereço do site desta organização, que aliás também foi fundada por Anne van der Bijl, nome real de Irmão André, autor de Cristãos Secretos. Até então não conhecia a fundo a organização, apesar de ouvir algumas vezes de uma amiga sobre a sua existência. O impacto do livro sobre a minha vida foi tão grande que assim que me deparei com a referência do site do Portas Abertas, imediatamente quis saber mais sobre a realidade dos nossos irmãos perseguidos e sobre a missão. Gostaria de compartilhar com você um pouco sobre este maravilhoso projeto, segundo as informações dispostas no site http://www.portasabertas.org.br.


 Quem eles são?

 Portas Abertas ou Open Doors é uma ONG internacional que atua em cerca de 50 países onde existe algum tipo de proibição, condenação, execução ou ameaça à vida das pessoas ou à sua liberdade de crer e cultuar Jesus Cristo.

Na Coreia do Norte, por exemplo, é proibido ser cristão. Todos os cidadãos são obrigados a adorar somente o presidente do país Kim Jong Il. Quem assume a identidade cristã é punido com morte ou prisão em campos de trabalhos forçados.
A Portas Abertas atua em segredo nos mais opressivos países do mundo, fortalecendo cristãos para que permaneçam firmes diante da perseguição e sejam a luz de Cristo nesses lugares escuros, conforme descrito no livro de Mateus da Bíblia, capítulo 5 versículos 13 a 16.
No Brasil, nossa missão é divulgar essa dura realidade vivida por cristãos, ao redor do mundo, que são perseguidos por causa de Jesus, encorajando os brasileiros a orar, contribuir e se mobilizar no serviço e socorro à Igreja Perseguida. Como os cidadãos brasileiros têm liberdade para praticar qualquer religião, não existem projetos de campo da Portas Abertas por aqui. Nosso escritório, com sede em São Paulo, existe para conscientizar e mobilizar os cristãos brasileiros a socorrerem os cristãos perseguidos de outros países, por meio de oração e contribuições financeiras. 

 Visão e Missão

 Nossa visão é um mundo em que todos experimentem o amor de Jesus e em que cada cristão perseguido seja lembrado e apoiado por outros cristãos.  Para isso nos propomos a aproximar a Igreja Livre dos irmãos que vivem sob restrição e perseguição em razão de sua fé, engajando-a no serviço aos cristãos perseguidos.

 Nosso objetivo é que a comunidade cristã no Brasil seja permeada pelas necessidades, motivações, visão e valores da Igreja Perseguida, de modo que a Igreja aqui seja impactada e abençoada pela oportunidade de servir aos que sofrem.  Quando os cristãos perseguidos são fortalecidos, eles podem beneficiar e alcançar outros ao seu redor.
 Nossa missão é fortalecer e preparar o Corpo de Cristo que enfrenta ou vive sob restrição e perseguição em razão de sua fé em Jesus Cristo, e encorajar a Igreja brasileira a perseverar na fé, por meio de seu engajamento no serviço à Igreja Perseguida.

 Valores Centrais da Portas Abertas

 Somos pessoas de fé
 Em 1955, o fundador da Portas Abertas, Irmão André, fez sua primeira viagem à Polônia sem ter um motivo claro. Ele apenas tinha uma convicção colocada por Deus em seu coração. O ato de fé do Irmão André tornou-se padrão no ministério desde o início, e a Portas Abertas acredita que, mesmo que as circunstâncias indiquem o contrário, não há portas fechadas, porque Deus nunca as fechou.
 A Bíblia dirige a nossa vida
 Acreditamos que Deus se revela nas Escrituras, ou seja, na Bíblia. Todas as questões, a começar pelo pecado – a origem de todos os problemas –, encontram esclarecimento neste Livro. Somos o “povo do Livro” e todas as nossas ações são submetidas ao registro bíblico.
 Nosso objetivo maior é a glória de Deus
 Muitos dos projetos desenvolvidos anualmente em favor da Igreja Perseguida são executados em parceria com outras organizações, às vezes até de forma anônima.
 Acreditamos que não há nada para nos vangloriar. Queremos apenas exaltar Jesus Cristo ao fortalecer os cristãos perseguidos ao redor do mundo, levando auxílio a quem precisa.
 Nossa vida é dedicada a Cristo e sua grande comissão
 Somos comprometidos com o chamado de Jesus para que seus seguidores ajam como autênticos representantes do Reino de Deus e, com isso, alcancem outras vidas para o evangelho. Fortalecer a Igreja num contexto de perseguição significa dar a ela condições para que faça diferença no mundo (seja luz do mundo e sal da terra, como diz a Bíblia) e exerça seu papel evangelístico na sociedade em que está inserida.
 Somos pessoas de oração
 A verdadeira batalha que ocorre no mundo é espiritual e a arma perfeita para combatê-la é a oração. Os cristãos perseguidos parecem ter esse conceito bem vívido em sua mente, tanto que a oração é invariavelmente o primeiro pedido que eles nos fazem. Como organização, essa também é a primeira contribuição que pedimos aos parceiros. A oração é fundamental para o ministério e cada detalhe do trabalho, cada necessidade de cada irmão, é submetida a Deus por meio da intercessão.
 Somos parte do Corpo, logo, somos pessoas voltadas para pessoas
 Somos todos um. Há somente um Corpo de Cristo no mundo, uma comunidade de cristãos, não importa a distância geográfica e a cultura local. Fazer parte deste corpo, ou seja, desse grupo de cristãos, significa estender a mão, conhecer, orar, socorrer e aprender com sua fé. Acreditamos que, se um membro do Corpo sofre, todos sofrem, conforme diz a Bíblia em 1ª Coríntios 12.26. Não há como ficar indiferente ao sofrimento ou dificuldade de um irmão.
 Nossa tarefa é atender às solicitações da Igreja Perseguida
 Assim como Jesus veio ao encontro do homem para suprir suas necessidades, entendemos que devemos ir ao encontro da Igreja Perseguida, ouvir suas dificuldades e servi-la da melhor maneira. Todos os projetos desenvolvidos no campo levam em conta as necessidades dos cristãos locais, e todo o material entregue é adaptado para que a Igreja seja abençoada e fortalecida em sua missão de servir a Cristo.
 Quando li os valores centrais da missão eu fiquei maravilhada com a motivação com a qual eles realizam tamanha e árdua obra. Sinceramente fico constrangida quando reflito em como eu tenho sido útil ao Reino de Deus e às pessoas que necessitam de Jesus no Brasil. Estas pessoas mobilizam-se em favor de tantas outras que nem sequer conhecem, mas amá-las incondicionalmente como Cristo fez basta para movê-las a assistir os cristãos perseguidos. 
 A Missão Portas Abertas tem me motivado a dispor a minha vida para o Reino de Deus e ser uma trabalhadora da ceara do nosso Senhor aqui neste país, que apesar da liberdade, é também carente do Deus que é Amor. É importante ressaltar que somos UM CORPO, independentemente das diferenças culturais ou sociais, longe ou perto... Deus conta conosco para executar a grande comissão que nos foi dada. Talvez você não possa contribuir financeiramente, mas lembre-se que a oração de um justo é poderosa e eficaz (Tiago 5:16). Talvez você possa contribuir e orar, ou ainda você pode ser enviado a contribuir diretamente em uma obra como esta! Se isto for a vontade de Deus para a sua vida, Ele irá chamá-lo no tempo devido. 
 Espero que a dica de hoje tenha te motivado ainda mais em ser a resposta ao apelo do nosso Senhor Jesus descrito em Mateus 9:36 ao 38:
 "Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: 'A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita".







Fiquem na Paz!
Carol Mattos

Nenhum comentário: