quinta-feira, 17 de maio de 2012

A demora de Deus, por Suely Bezerra


 "Ao anoitecer seus discípulos desceram para o mar, entraram num barco e começaram a travessia para Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha ido até onde eles estavam. Soprava um vento forte, e as águas estavam agitadas. Depois de terem remado cerca de cinco ou seis quilômetros, viram Jesus aproximando-se do barco, andando sobre o mar, e ficaram aterrorizados."
João 6:16-19

 Este texto bíblico tem aquecido meu coração nestes dias: Jesus andou sobre as águas. Só Ele mesmo para fazer isso, desafiando todas as leis da física. Mas este relato nos leva a outras reflexões.

 Os discípulos de Jesus enfrentaram uma tremenda dificuldade naquela tempestade. Eles estavam correndo risco de morte. Essa situação não se parece com muitas que vivemos? E é nessa hora, quando parece que já não há solução, que experimentamos a provisão de Deus. E aprendemos que todas as coisas da nossa vida estão debaixo do controle dEle.

 Nós somos finitos, e quando não podemos ter o controle de todas as coisas nos desesperamos. Pensamos até que Deus não vai se lembrar de nós. Mas isso é um engano, pois é neste momento que podemos provar a ação de Deus por nós.

 A situação dos discípulos era muito difícil. Eles começaram a travessia para Cafarnaum de noite, com um vento muito forte e com as águas agitadas. Quantas vezes isso não acontece na sua vida? Está tudo bem e, de repente, se levanta um vendaval? Tudo se desestabiliza e começa a sacudir, como se tivesse vindo um furacão. As ondas se levantam fortes e te cobrem. Você se sente como um pequeno barco à deriva, prestes a naufragar.

 O barco dos discípulos era pequeno, e eles tinham certeza que Jesus pegaria outro barco e se encontraria com eles ali. A tempestade estava cada vez pior, e a Bíblia diz que "Jesus ainda não estava lá." Isso quer dizer que Ele iria, mas ainda não estava. São os momentos da nossa vida que achamos que o Senhor não está presente, que Ele não está conosco, e que Ele não irá resolver nosso problema. Nas esse é o momento em que nós mais precisamos aprender a depender dEle, e não dos homens. Afinal, não somos capazes de dar um passo sem a graça e a misericórdia de Deus.

 Todos nós já tivemos uma noite escura em nossa vida: um marido que sai de casa ou perde o emprego, um filho doente ou nas drogas, as finanças naufragando... Isso traz muito medo e insegurança. E qual o propósito de Deus em chegar mais tarde? Por que Ele não está se incomodando com a nossa aflição? Será que Ele não está ouvindo a nossa oração?

 No versículo 19 diz que depois de remarem quase 6 quilômetros, olharam para o mar e viram Jesus andando sobre as águas. Por causa da escuridão, eles nem imaginavam que fosse Jesus; poderia até ser um fantasma. Mas Jesus lhes disse que não tivessem medo, era Ele que se aproximava.

 Há 3 motivos importantes que destacam o porquê Deus às vezes parece demorar em nos socorrer:

 ENSINAR QUE SEUS MÉTODOS NÃO SÃO OS NOSSOS

 Os discípulos acharam que Jesus ia pegar outro barco para ir ao encontro deles. Jamais pensariam que Ele fosse até eles sobre as águas. Jesus os surpreendeu. No versículo 22 diz que a multidão percebeu que somente um barco esteve ali. Jesus não pensa como nós pensamos. Os pensamentos dEle são mais altos que os nossos, e os caminhos dEle melhores que os nossos caminhos (Isaías 55:8). Ele não vai fazer as coisas do nosso jeito. Ele sabe qual a melhor forma de atuar. Para cada um, Deus tem um meio de ajudar. Ele pode enviar pessoas, criar situações, abrir portas. No fim, nos surpreendemos com a saída das situações difíceis e, quase sempre, de uma forma inimaginável. Ele faz como quer e no tempo dEle, pois Ele é o Senhor das nossas vidas.

 CONDUZIR À ESPERANÇA

 No versículo 17 diz que já estava escuro e que Jesus ainda não havia encontrado seus discípulos. A demora de Deus deve nos levar à esperança. E só há esperança quando há atraso. Quando tudo é respondido automaticamente, não precisamos de esperança. Mas quando há demora, quando o céu parece escuro e o vento forte, teremos que nos apoiar na segurança de que o Senhor virá nos socorrer. Essa é a nossa esperança. Temos que ser perseverantes.

 REVELAR QUE O TEMPO PERTENCE A ELE

 Jesus age de acordo com a Sua vontade e não está limitado pelo nosso tempo. Ele é Deus nos céus e na Terra. Muitas vezes Deus já está respondendo a nossa oração, mas pensamos que é "um fantasma". Pensamos que Deus não está agindo, porque as coisas acontecem de outro jeito. Mas é assim que Ele responde!

 Pode ser que estejamos perdendo a esperança. Ou talvez pensando até em não orar mais, pois Deus deve estar "cansado" de ouvir nosso pedido! Parece que quanto mais caminhamos, mais perdidos nos sentimos. Lembre-se: Deus é o Senhor de todas as coisas. Ele é soberano! Devemos crer sobre todas as coisas e com toda a esperança. Deus tem os seus próprios métodos. E este Deus responde às orações. Nunca estamos sozinhos. Ainda no meio do mar escuro, com a tempestade querendo nos abater, nestes momento, Ele vai aparecer e dizer: "Não temas, porque Eu estou aqui ao teu lado!". Bendito seja o Senhor!


A DEMORA DE DEUS
Por Suely Bezerra, pra.
Revista Comuna
Abril de 2012, Ed. 26 - pág. 14
Revista Comuna digital

Nenhum comentário: